Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Hungria ofereceu ajuda para reeleição de Bolsonaro, mostra relatório interno, por Lucas Marchesini/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministra da Mulher relata em documento oficial oferta feita por chanceler de Orbán, aliado do presidente brasileiro. O presidente Jair Bolsonaro ao lado do premiê da Hungria, Viktor Orbán, durante entrevista coletiva em Budapeste - Szilard Voros - 17.fev.22/Xinhua

O chanceler da Hungria, Péter Szijjártó, ofereceu ajuda para a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante uma reunião com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto.

O encontro ocorreu em Londres no início de julho, e a oferta húngara foi relatada pela própria Cristiane em relatório de viagem interno obtido pela Folha. As duas autoridades estavam no Reino Unido para participar da Conferência Ministerial Internacional sobre Liberdade de Religião ou Crença.

De acordo com o documento, no início da conversa o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio do país europeu afirmou ter solicitado o encontro bilateral porque, em primeiro lugar, os dois países compartilham a mesma visão sobre família. “Em segundo lugar, devido ao interesse em saber mais do cenário eleitoral, ele questionou se haveria algo que o governo húngaro poderia fazer para ajudar na reeleição do presidente Bolsonaro”, escreve Cristiane no relatório sobre a reunião com Szijjártó.

Leia mais na Folha de São Paulo