Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Lula sobre Forças Armadas: 'Nunca tive problema com nenhum comandante que escolhi'. por Jeniffer Gularte e Bruno Góes/O Globo

Detalhes Notícia
Ex-presidente participou de convenção do PSB que oficializou a chapa com Alckmin nesta sexta-feira em Brasília. Lula e Alckmin em convenção do PSDB. Foto: Marcelo Stuckert/Divulgação

 

 

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta sexta-feira que nunca teve problemas com comandantes das Forças Armadas e que o presidente Jair Bolsonaro trata as forças como um objeto. Em discurso na convenção nacional do PSB, onde Geraldo Alckmin foi oficializado como vice na sua chapa, o petista reforçou que as Forças cumprem a decisão do presidente e que é preciso estabelecer uma relação de respeito.

— Nunca tive nenhum problema com nenhum comandante que escolhi. Nunca tive nenhum problema com as Forças Armadas. Porque as Forças Armadas elas têm suas funções estabelecidas na constituição. As Forças Armadas nunca pergunta para quem, porque da decisão de um presidente da República. Eles cumprem. O que nós precisamos é estabelecer uma relação de respeito. É uma relação de que cada um cumpra sua função. E não ter um presidente que trata as Forças Armadas como se fosse um objeto na mão dele. Ele que não foi um bom soldado, que foi expulso do Exército ainda quando tenente. A gente precisa recuperar a normalidade desse país — falou Lula.

A partir de agora, segundo Lula, seus atos de campanha ocorrerão em locais abertos. O ex-presidente também convocou os aliados a ir para a rua. O candidato disse que fará uma campanha sem ódio e que pretende fazer a mais “importante revolução pacífica desse país.”

— Vamos fazer uma campanha sem ódio, nós não precisamos aceitar nenhuma provocação. Ninguém tem que brigar com ninguém na rua. Ninguém tem que brigar com ninguém em restaurante. Vamos ganhar tendo coragem. Tem gente que acha que não devo fazer comício, que deva fazer em local fechado. Daqui para frente é tudo em lugar aberto — discursou Lula.

Leia mais em O Globo