Porto Alegre, quinta, 16 de maio de 2024
img

Empresas devem avançar rápido com aplicações 5G, por Patricia Knebel/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Uso de tecnologias combinadas irá exponencializar resultados para a indústria ADOBESTOCK/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Finalmente ativado em Porto Alegre (RS), o 5G trará ultravelocidades para os usuários finais, mas a verdade é que a grande disrupção causada pela quinta geração deve chegar antes nas empresas.
Isso porque, a tecnologia vai habilitar novas tecnologias e permitir um avanço no uso das atuais, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada.

“Nunca houve uma tecnologia que trouxesse todo esse potencial que a indústria precisava como o 5G, aliando conexão de altíssima velocidade, baixa latência e a flexibilidade de estar em todos lugares. Esperamos que adoção cause salto de eficiência em um curto espaço de tempo”, avalia o vice-presidente de tecnologia da TIM Brasil, Leonardo Capdeville.

O CEO da Claro para Consumo e PME, Paulo Cesar Teixeira, também faz essa aposta e destaca, por exemplo, a possibilidade de equipar arenas para que possibilitem espetáculos imersivos, avanços na área de games e da medicina. “Podemos esperar uma sequência de novas para o mercado corporativo, que sempre busca capturar eficiência e produtividade”, comenta.

Para o diretor-executivo de Marketing, Estratégia e Negócios da Embratel, Marcello Miguel, a grande sacada é orquestrar novos modelos de negócios, a criação de ecossistemas e novas verticais.
“O nosso sentimento é que o 5G irá alavancar ainda mais a transformação digital, que já acontece de forma acelerada. A alta velocidade aliada a baixa latência vai nos ajudar a viabilizar, à pleno, aplicações para as áreas da saúde, educação, agronegócios e indústria”.

Leia mais no Jornal do Comércio