O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse nesta segunda-feira (01/08) que a humanidade pode estar “a um mal-entendido, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear”.
“Até agora, tivemos uma sorte extraordinária. Mas a sorte não é uma estratégia ou um escudo para evitar que as tensões geopolíticas se transformem num conflito nuclear”, frisou Guterres.
A fala ocorreu em Nova York, durante a abertura da 10ª Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação Nuclear, assinado por 191 países e que entrou em vigor em 1970.
Segundo Guterres, a crise climática, as desigualdades gritantes, os conflitos, as violações dos direitos humanos e a devastação pessoal e econômica causada pela pandemia de covid-19 colocaram o mundo sob enorme estresse.
“A humanidade corre o risco de esquecer as lições aprendidas nas terríveis explosões de Hiroshima e Nagasaki”, disse Guterres.
Segundo ele, a guerra na Ucrânia elevou as tensões geopolíticas a níveis não vistos desde a crise dos mísseis cubanos de 1962, durante a Guerra Fria.
Leia mais em Deutsche Welle