Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Cidades de Lula e Bolsonaro têm divisão eleitoral com jeito próprio, por José Matheus Santos e Joelmir Tavares/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Garanhuns (PE) e Eldorado (SP), com apoiadores e críticos de ambos, ilustram polarização com separação por nichos. Toalhas com imagens de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) em loja no centro comercial de Garanhuns (PE) - Luara Olívia/Folhapress

 

 

Pouco mais de 2.000 km separam Garanhuns, cidade do agreste pernambucano conhecida pelo inverno rigoroso, e Eldorado, município quente do interior paulista. Quase nada aproxima as duas terras, que coincidem em um aspecto: são berços dos protagonistas da eleição presidencial deste ano.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) dividem as preferências em ambas, repetindo a polarização no restante do país. A cisão, porém, ganha contornos próprios em cada uma das cidades.

Em Garanhuns, gritos de “olê, olê, olá, Lula, Lula” ecoaram, dias atrás, durante atos da pré-campanha do petista, que fez viagem pela região e aferiu seu apoio entre os conterrâneos na busca de um terceiro mandato. Ele tem 47% das intenções de voto, de acordo com o Datafolha.

Leia mais na Folha de São Paulo