Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: “Herança Açoriana - Trajetória em Fios” em exposição na Fotogaleria Virgílio Calegari

Detalhes Notícia
A mostra reúne mais de 100 peças de bordado sobre fotografia em tela de canvas.

 

O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), apresenta a exposição “Herança Açoriana – Trajetória em Fios”, de Mylene Rizzo, a partir de 12 de agosto, na Fotogaleria Virgílio Calegari.  A mostra reúne mais de 100 peças de bordado sobre fotografia em tela de canvas. Comemorando os 270 anos da presença açoriana no estado, são registros de viagens pelo sul do Brasil e pelo Arquipélago dos Açores, em Portugal.

Psicóloga, historiadora, fotógrafa e viajante, Mylene se descobriu também bordadeira ao desembarcar em Porto Alegre em meados de março de 2020, vinda da Índia. Da experiência em um país repleto de cores, para a volta a uma realidade pandêmica e cinzenta, de quarentena, ela transformou sua visão em arte.

“Comecei a trabalhar com imagens de fotos que tinha tirado no Rio Grande do Sul. Por acaso, foram todas de lugares e cidades relacionadas à imigração portuguesa no Brasil”, conta a artista.

Além de imagens de Torres, Pelotas, Santo Amaro do Sul e do Arquipélago dos Açores, a exposição também faz referência a Florianópolis, terra de pescadores, considerada pelos imigrantes portugueses a 10ª ilha de Açores – depois das nove ilhas que oficialmente compõem o arquipélago.

“As mulheres destes imigrantes açorianos trabalhavam com renda e daí surgiu o dito ‘onde há rede há renda’, que me deu a ideia de trabalhar com rendas bordadas, em uma forma de resgate dessa cultura”, explica Mylene.

 

 

SERVIÇO

Exposição “Herança Açoriana – Trajetória em Fios”, por Mylene Rizzo

Visitação: 12 de agosto a 11 de setembro, das 10h às 18h

Onde: IEAVi – Fotogaleria Virgílio Calegari, 7º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre)