Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Lula e Bolsonaro superam adversários em tempo de TV; veja a divisão da propaganda eleitoral, por Marlen Couto e Lucas Mathias/O Globo

Detalhes Notícia
Após ter relevância posta em xeque em 2018, ativo voltou a ser disputado por presidenciáveis. Petista terá a maior fatia e o atual chefe do Planalto terá o menor tempo entre os presidentes que tentaram a reeleição, mas distância entre os dois não é grande. Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet Arte/Infoglobo

 

 

Apesar de ter tido pouco peso no resultado das eleições de 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu vitorioso com apenas 8 segundos no horário eleitoral gratuito, o tempo de TV voltou a ser um ativo eleitoral nas estratégias dos principais partidos na corrida pela Presidência da República. Projeção feita pelo GLOBO, com base na legislação eleitoral, mostra um cenário equilibrado na distribuição deste ano.

Com nove partidos em sua coligação, o ex-presidente Lula (PT) terá o maior tempo entre os candidatos ao Palácio do Planalto, com 3 minutos e 23 segundos em cada bloco de propaganda, o equivalente a 27% dos 12 minutos e 30 segundos do horário eleitoral, que começa a ser exibido em 26 de agosto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem o apoio de PP e Republicanos, terá 2 minutos e 45 segundos, o segundo maior tempo.

Com 22% do total de propaganda na TV, o atual presidente é o que tem, proporcionalmente, o menor tempo entre os chefes do Executivo que tentaram a reeleição desde a redemocratização. O percentual fica distante dos registrados por Fernando Henrique (47%), em 1998, e Dilma Rousseff (45%), em 2014, mas se aproxima do tempo de TV de Lula na disputa pela reeleição em 2006 (29%).

Leia mais em O Globo