Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Casa de Cultura promove hoje o evento “Matinê Drag”, com bate-papo e performances de transformistas

Detalhes Notícia
A mediação do encontro será de Cassandra Calabouço. Foto: Rafael Guedes

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), recebe neste sábado, 13 de agosto, a “Matinê Drag”. A roda de conversa com performances artísticas acontece às 17h no Quintana’s Bar (mezanino), reverenciando a memória da cena drag e transformista de Porto Alegre. A atividade tem entrada franca e integra a programação artística paralela à exposição “Antes que a noite acabe”, de Sandro Ka, que pode ser visitada até 25 de agosto, no Espaço Marilene Bertoncheli, no térreo da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico).

Charlene Voluntaire Foto: Charlene Volutaire

“Matinê Drag” resgata memórias e bastidores da arte drag e transformista em um bate-papo com o artista visual Sandro Ka, o pesquisador Luís Francisco Wasilewski, as artistas Suzzy B., Charlene Voluntaire e Maria Helena Castanha, com mediação de Cassandra Calabouço. A exposição “Antes que a Noite Acabe” evoca uma forma de resistência cultural a processos de violência contra sujeitos LGBTQIA+ e homenageia artistas de ontem e de hoje, como Rebecca McDonald, Cassandra Calabouço, Gloria Crystal, Dandara Rangel, Charlene Voluntaire, Laurita Leão, Maria Helena Castanha, Lady Cibele e Suzzy B.

Conforme Sandro Ka, “Antes que a noite acabe” reflete a cultura LGBTQIAP+, de forma festiva e por meio da arte,  reconhecendo a existência de uma produção simbólica e estética que contraria as lógicas e os processos de violência, produzindo elementos de identidade e afirmação de existências. Além de um ato político e celebrativo, ao homenagear artistas importantes para esse segmento cultural, a exposição e a programação paralela, como o “Matinê Drag”, lançam reflexões acerca dos processos de esquecimento e abandono tão comuns à população LGBTQIA+.

Sandro Ka, nascido em Porto Alegre, em 1981, é artista visual, professor e pesquisador, com especial atenção às articulações entre Arte Contemporânea e Produção Cultural, bem como às relações entre Arte, Política e Sexualidade. Mestre e doutor em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS), especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos (FACED/UFRGS) e bacharel em Artes Plásticas (IA/UFRGS). Atualmente, vive e trabalha em Belo Horizonte-MG, onde é professor de Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG.

Maria Helena Castanha Foto: Castanha

“Matinê Drag” – programação paralela à exposição “Antes que a noite acabe”

Quando: 13 de agosto | sábado

Horário: 17 h

Onde: Quintana´s Bar, mezanino da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)

Entrada franca