Porto Alegre, sábado, 20 de abril de 2024
img

A Europa cristã criou o ódio contra os judeus na Idade Média;SwissInfo

Detalhes Notícia
Ao tratar de judeus, o ódio não conhecia limites: capa do panfleto anti-semita "Der Juden Ehrbarkeit" (1571) archive.org

 

 

A pandemia de corona demonstrou mostrou mais uma vez que quase todas as narrativas de conspiração veem os judeus como os responsáveis pelos males deste mundo. As inverdades que ainda hoje são difundidas têm sua origem na Europa medieval.

Em todo o mundo, quase nenhuma outra estória de horror foi e é tão bem-sucedida quanto a de que os judeus conspiram contra o resto da humanidade. O modelo de todas as teorias da conspiração é tão poderoso como sempre nos chats pelo mundo afora. Segundo ele, judeus com muita habilidade em lidar com dinheiro estão por trás dos problemas do mundo. Variedades mais radicais de ódio pintam os judeus como monstros semelhantes a animais, como ocorreu recentemente na exposição Documenta em Kassel. Durante a pandemia de Corona, a ideia de que os judeus são culpados pela pandemia também se propagou na rede.

Falar de judeus sempre incorre no risco de se usar clichês de ódio. As histórias que têm sustentado o ódio aos judeus nos últimos mil anos tiveram origem na Europa durante a Alta Idade Média, e já levaram à perseguição e ao extermínio, inclusive na Suíça.

Leia mais em Rádio Suíça Internacional