Porto Alegre, segunda, 06 de maio de 2024
img

Calor de 33º, frente fria, temporal, vento de 90km/h e granizo, por Estael Sias/Metsul

Detalhes Notícia
Frente fria avança pela Metade Norte gaúcha nesta noite com temporais e depois atinge Santa Catarina e o Paraná nesta terça. Foto: Gabriel Zaparolli

 

 

O Rio Grande do Sul teve uma segunda-feira de muita instabilidade com chuva e temporais em diversas regiões, que seguem nesta noite. Houve muitas pancadas de chuva forte em Porto Alegre e cidades do interior gaúcho, acompanhadas de raios e fortes trovoadas. Em alguns pontos, houve registro de granizo. Duas condições favoreceram a formação de nuvens carregadas sobre o estado.

Primeiro, ingressou ar muito quente com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que, com a elevada umidade, formou nuvens de chuva com raios ainda na madrugada, condição que persistiu durante o dia. Esta corrente de jato, um corredor de vento com ar quente que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, trouxe vento Norte com rajadas fortes em diversas localidades com 91 km/h em Soledade, 72 km/h em Santa Maria e 75 km/h em Bagé. Foi o que garantiu o aporte de ar muito quente que fez disparar a temperatura na Metade Norte gaúcha.

Ademais, uma frente fria começou a avançar a partir do Oeste e Sul na segunda metade do dia, o que reforçou a instabilidade e trouxe mais temporais e chuva que foi localmente forte a torrencial da tarde para noite de ontem. Alimentação de ar quente foi determinante para que a instabilidade aumentasse muito durante a segunda-feira. A temperatura à tarde chegou a 33,1ºC em Porto Xavier, 31,8ºC em Santa Rosa, 30,7ºC em Teutônia e 30,2ºC em São Borja e São Luiz Gonzaga.

Leia mais em Metsul