Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Presidenciáveis e convidados defendem democracia na posse de Moraes, por Mayara Oliveira, Manoela Alcântara e Luciana Lima/Metrópoles

Detalhes Notícia
Evento que marca o início da presidência da Alexandre de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral conta com a presença de diversas autoridades. Reprodução

 

 

Os minutos que antecederam a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram de declarações em defesa do processo eleitoral brasileiro e a favor da democracia. Candidatos que vão concorrer ao Palácio do Planalto, como Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), além de políticos e outros convidados para o evento, disseram acreditar na lisura das urnas eletrônicas.

“É uma demonstração de defesa da democracia e de dizer que acreditam na lisura do processo eleitoral, e estão prontos para defender a democracia e as eleições, estão prontos para defender, inclusive, o resultado das urnas”, afirmou Tebet ao conversar rapidamente com jornalistas.

Ciro disse acreditar que Moraes está “preparado” para cumprir a legislação eleitoral que o cargo exige. “Essa é uma impressão de respeito à institucionalidade democrática de um Brasil que, ainda que da boca para fora e nos delírios, tem sido sistematicamente ameaçada no Brasil. É um ato de gentileza, de respeito, e de cumprimentos a determinados rituais sem os quais a democracia não existe. […] A boa presidência é aquela que, discretamente, cumpre a lei. Ela se determina. E eu acredito que o ministro está preparado para isso”, ressaltou.

Leia mais em Metrópoles