Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Livros: TI de Salto volume II reúne histórias inspiradoras e marcantes de brasileiras que atuam com Tecnologia

Detalhes Notícia
A obra, que chega ao segundo volume, retrata - sem retoques - vitórias, derrotas, dificuldades, sucessos e experiências de mulheres que vivem e respiram Tecnologia no país e no exterior.

 

Por que ao pensarmos em Tecnologia, lembramos de figuras como Bill Gates, Steve Jobs, Tim Cook, Elon Musk e Alan Turing em detrimento de Ada Lovelace, Grace Hopper, Hedy Lamarr, Jean Sammet, Radia Perlman e outras mulheres? A diferença de representação de gênero na área explica um pouco dessa realidade. A Pesquisa Comparativa sobre Mulheres e Meninas em STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em português) na América Latina mostra que somente 2% das pessoas que ocupam cargos políticos em Ciência e Tecnologia são mulheres.

E para incentivar e incluir mais mulheres na TI, será lançado no dia 09 de agosto, na Avenida Paulista, o volume II do livro TI de Salto. Organizado pela empresária Sylvia Bellio, fundadora de uma empresa de infraestrutura de TI e única mulher no país a fazer parte do conselho de empresas parceiras da Dell, a publicação conta com depoimentos, histórias, relatos e reflexões de 25 mulheres que atuam ou estão ligadas de alguma forma à área. “São muitas as narrativas inspiradoras de mulheres na área da Tecnologia. São pessoas que enfrentaram os mais diversos desafios, descobriram o próprio propósito e lutaram para chegar nos lugares onde estão, cada uma numa realidade bastante particular. Desde o lançamento do primeiro livro eu sabia que a proposta não deveria terminar ali”, conta Sylvia.

Organizadora do Projeto Conte Sua História, que compartilhas histórias de mulheres da vida real, a especialista em Tecnologia cita que o livro é uma oportunidade para que as pessoas saibam um pouco sobre figuras que contribuíram e continuam contribuindo para o avanço tecnológico e científico no país.

A importância do debate

A introdução do volume II de TI de Salto é de Martha Gabriel, escritora, professora e futurista pelo Institute for the Future (IFTF). Lembrando sobre como a Tecnologia otimiza a existência dos seres humanos, a profissional pontua como o desequilíbrio da posse das ferramentas acabou criando grupos de privilegiados.

Citando sobre como o absoluto domínio dos homens em áreas voltadas à Tecnologia – como engenharia, mecânica e computação – criou um círculo de perpetuação de poder e desigualdade. Martha argumenta que a ciência da Tecnologia trabalha para encontrar respostas para problemas que afetam a humanidade e propõe um debate sobre como a falta de mulheres atuando acaba por sub-representar uma importante parcela da população.

“Analistas dizem que é necessário termos mais mulheres nas áreas de pesquisas científicas para aumentar a quantidade de descobertas e invenções provenientes de um olhar diferente do que os homens tipicamente têm. Enquanto as mulheres forem minorias nas graduações em ciências da computação e engenharias, podemos dizer que tanto o mundo físico quanto o digital em que vivemos estão sendo criados e programados predominantemente por homens”, narra a escritora.

Patrícia Travassos, publicitária, jornalista, fundadora de uma agência especializada em projetos de inovação e colunista e escritora, foi a responsável pelo prefácio do livro. Ela pega o exemplo das startups – universo em que somente 4,7% das empresas têm mulheres no quadro de fundadores – para comentar que desafios como a pobreza menstrual acabam afastando pessoas do gênero feminino não só do universo da Tecnologia, mas de várias atividades que elas poderiam contribuir para que fosse alcançada uma equidade social melhor.

Para além das discussões sobre como mulheres podem ser incentivadas a trabalharem com Tecnologia, Patrícia lembra que divulgar exemplos inspiradores faz a diferença. As mais de 20 mulheres que contribuíram com TI de Salto têm, apesar das particularidades de cada uma, uma história de sucesso e superação que serve para mostrar como o caminho pode ser alcançado apesar de todos os obstáculos.

“Em comum, todas essas mulheres (empreendedoras ou não) partem de um incômodo e, por meio da TI, conseguem potencializar suas vozes, provando que, sim, é possível escalar propósito para construir um futuro mais justo e mais humano”, finaliza o prefácio.

Mulheres inspiradoras

Misturando histórias de quem está no auge da carreira, de quem comanda empresas gigantes morando no Brasil e no exterior, de quem está começando agora, de quem se preocupa com aulas e trabalhos na universidade, de mães, esposas, filhas, o livro TI de Salto mostra – sem retoques – vitórias, derrotas, dificuldades, sucessos e experiências de mulheres que vivem e respiram Tecnologia.

Sylvia pontua que a ideia de trazer vários pontos de vista foi justamente mostrar um pouco da diversidade de experiências que pessoas do gênero feminino têm ao atuar no setor de TI. E além do gênero, claro, a luta diária é o que une todas essas pessoas.

“Apesar de praticamente todas terem tido conflitos internos, momentos de dúvida e desconfiança da própria capacidade, já que estavam em ambientes quase que exclusivamente compostos por homens, a vontade de superar os desafios e seguir faz com que as autoras tenham importância para a minha ideia de instigar mais meninas a trabalharem com TI”, cita Sylvia.

Ana Beatriz Martarelli Coutinho é uma das autoras mais jovens de TI de Salto. Com apenas 24 anos, ela trabalha como analista de NOC e fez parte de projetos como o Girls Power Tech, uma iniciativa da CISCO para potencializar o aprendizado de jovens mulheres. Vivenciando desafios cotidianos para se desenvolver como profissional, ela ressalta a importância de vencer a própria mente. “Para termos coragem é preciso sentir primeiro o medo, e cada superação vira um aprendizado e evolução, então, se você mulher, está passando por algum desafio acredite, você é capaz”, diz em seu trecho.

A gerente de Consumo e Varejo da Intel Brasil, Bárbara Toledo, revela um caso de machismo e preconceito que sofreu em uma entrevista de emprego em uma fábrica. Na situação, ela lembra que o executivo se negou a entrevistá-la, já que ela era mulher (justificativa confessada pelo próprio diretor). Lembrando sobre como a maternidade a impôs novos desafios e a fez mudar a percepção da vida, Bárbara defende que os desafios superados fazem parte da trajetória dela.

“Encaro cada fase da minha história como parte de quem sou e quero me tornar, cresci ouvindo Raul Seixas e gosto de ser essa metamorfose ambulante, porque isso colabora para que eu aprenda cada vez mais e nunca me imponha limites”.

Fernanda Ripari é formada em Ciência da Computação e trabalha como Global Critical Situation Manager na Microsoft. Com mais de 25 anos de experiência na área, são várias as lembranças sobre silenciamento nos ambientes de trabalho majoritariamente masculinos.

Ela conta que comentários pejorativos e a falta de apoio a fizeram questionar a própria capacidade e se a carreira de TI seria a correta a se seguir. Fernanda encontrou, porém, em redes de apoio (incluindo a família) a oportunidade de superar as adversidades. A profissional reitera sobre como é importante pensar no que se pretende construir e como o universo da Tecnologia é, sim, um lugar para todas.

“Se fortaleça emocionalmente para quando esse momento estiver ali rondando seus pensamentos, os identifique e lembre-se de onde você está, o que já passou, para onde está indo e que não permitam que você abandone a TI porque a Tecnologia não vai lhe abandonar e é onde você deve estar. É a carreira, a área, a profissão que você escolheu para você. Só vai. Só fica. Só faz”, sugere.

Sobre as autoras:

Ana Beatriz Martarelli Coutinho – Iniciou os estudos em TI aos 17 anos na faculdade de Gestão de Tecnologia da Informação, formando-se em 2017. É Analista de NOC atuando na área de infraestrutura. Fez parte de programas só para mulheres como os proporcionados pela CISCO.

Ana Carolina Pysklewitz Feitosa – Possui MBA em Gestão de Projetos pela USP/ESALQ, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e Transformação Digital, e segue aprendendo através de um novo MBA de Gerenciamento de Produto na BBI de Chicago. É Gerente de Operações de Produto.

Ana Paula Cunha – Formada em Comunicação Social, tem MBA em Marketing e Vendas. É PSM I (Scrum Master) certificada e está finalizando a certificação PMP. É responsável por construir e gerenciar o roadmap de Tecnologia de uma startup e gerencia o budget da área e um backlog com mais de 60 projetos.

Analy de Magalhães – Executiva de Tecnologia especializada em grandes empresas, indústria e varejo de Bens de Consumo e Alimentos como Danone, IBM, PepsiCo, Lactalis e Grupo Pandurata (Bauducco). Atualmente é Head de TI em Governança e Soluções Corporativas nas Lojas Renner.

Andrea Margareth Cassolato – Cloud Solution Architect na Microsoft para cliente premier no produto Microsoft Teams, possui mais de 25 anos de experiência profissional em Tecnologia. Engajada em projetos para aumentar o número de mulheres em Tecnologia, é mãe da Isabel de 18 anos e da Heloisa de 13.

Ariagne Jurowitz – Formada em Análise de Sistemas, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, ao longo da carreira participou de projetos que impactaram as pessoas de diferentes maneiras.

Bárbara Toledo – É Gerente de Consumo e Varejo da Intel Brasil. Lidera o Women at Intel Network (WIN), programa de empoderamento feminino e equidade de gênero da Intel para Brasil e América Latina.

Beatriz Matsui – Formada em Ciência da Computação e em Ciência e Tecnologia pela UFABC e mestranda em Ciência da Computação. É consultora de Azure Cloud & AI na Microsoft. Membro atuante e líder de iniciativas dentro do pilar de inclusão de mulheres Women at Microsoft.

Camila de Macena Ribeiro – Formada em Tecnologia de Processamento de Dados na Faculdade Eniac (Guarulhos) e MBA de Engenharia de Dados pela FIAP/SP. Trabalha na Microsoft como consultora de Azure Cloud & AI. É membro no time de liderança do pilar de diversidade e inclusão Woman at Microsoft no Brasil.

Claudia Dieb – Nascida em Perdizes, em São Paulo, hoje mora em Lisboa. Bacharel em Letras, defensora de aulas de Língua Portuguesa até num curso de origami. De todas as empresas onde trabalhou, guarda memórias e ensinamentos (vários que quer replicar e outros que faz questão de lembrar para não fazer igual).

Claudia Marquesani – Graduada e pós-graduada pela FGV, é Mestre em “Gestão para competitividade em Tecnologia da Informação”, onde pesquisou e defendeu uma dissertação voltada para a igualdade de gênero no campo da Tecnologia da Informação. É CIO na Petz, palestrante e professora universitária.

Fátima Primati – Pós-graduada em Tecnologia da Informação (Mackenzie), MBA Executivo (IBMEC) e concluiu o curso para Conselheiros de Administração do IBGC. Tem mais de 35 anos de experiência em Tecnologia em empresas como Anima, Laureate Education, CitiInsurance – Metlife, CCF Brasil Seguros – HSBC Seguros e OPEN4 Informática.

Fernanda Ripari – Formada em Ciência da Computação, atualmente é Global Critical Situation Manager na Microsoft. Atua na área há mais de 25 anos e desde que iniciou sua carreira busca facilitar as conversas entre clientes e técnicos e em se conectar com mulheres para ajudá-las no próximo passo nas suas carreiras.

Glaucia Lemos – É Cloud Advocate em JavaScript/NodeJs na Microsoft. Ama realizar contribuições em projetos Open Source. Atua como Member & Contributor no Node.js Foundation e no React Community realizando contribuições nas traduções do site Nodejs.org e Reactjs.org para o português.

Juliana Burza – É Master em Marketing e Relações Internacionais, mentora de negócios e startups e personal branding. É Gerente de Inovação na OMNI, líder do Comitê Mundo Digital do Grupo Mulheres do Brasil, escreve para a coluna O VIÉS HUMANO NA ERA DIGITAL na OCI e é membro do Comitê de Inovação da International Association of Artificial Intelligence.

Lais Machado – Formada em Psicanálise, é Bacharel em Estatística (USP), tem especialização em Administração de Empresas (ESM – França), MBA em Gestão da Mudança (FGV), MBA em RH (FIA), Coaching (Certificação IBC), e tem um Mestrado em Educação. Atuou em Tecnologia da Informação por 38 anos e em 2022, lançou o livro “Uma Carreira de A a Z”.

Lucia Bulhões Romero – Formada em Letras pela Universidade Mackenzie, fez MBA pela Business School SP. Tem 30 anos de atuação em vendas em grandes empresas de tecnologia. Filha da dona Nina, sua maior inspiração, casada há 29 anos com o Ricardo e mãe das pessoas mais amáveis desse mundo: Amanda e Giulia.

Marcelle Paiva – Bacharel em Propaganda e Marketing, MBA em Administração & Negócios e pós-graduação em Gestão das Emoções nas Organizações. Atua em Tecnologia da Informação há quase 20 anos, hoje é COO de Tecnologia para América Latina na Oracle.

Martha Gabriel – Colunista, professora, embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm e futurista pelo IFTF. Autora de best-sellers como “Você, Eu e os Robôs – como se transformar no profissional digital do futuro” e “Marketing na Era Digital”.

Marina Queiroz – Cursou Processamento de Dados na FATEC, tem MBA pela FGV e fez cursos em Harvard. É Executiva de Contas na Intel, além de gerenciar o programa de benefícios a esses parceiros para toda a América. Há cinco anos vive nos Estados Unidos, no estado do Oregon, com sua esposa.

Patricia Travassos – Publicitária e jornalista, é mãe da Isabela e fundadora da Prosa Press, uma agência de conteúdo especializada em projetos sobre inovação. Colunista da CNN Brasil, é autora do livro “Minha mãe é um negócio” e diretora do documentário “Inovar é um parto”.

Raquel Del Grego – Contadora, 52 anos. Atuou mais de 20 anos em uma empresa de software, 10 anos como diretora de consultoria de implantação. Sócia de uma empresa de processos na área de varejo. Encantada por soluções, automotivada e apaixonada pelos meus projetos pessoais e profissionais.

Rosana Sampaio – Formada com honras em Gestão de Tecnologia da Informação na FIAP com o “Safe Eyes Point”, um projeto StartupOne que deseja dar aos deficientes visuais mais autonomia e liberdade durante os passeios em locais comuns. Hoje, gerencia o time de projetos, sistemas e dados no Lefosse Advogados.

Silviane Rodrigues – Graduada em Engenharia de Telecomunicações e Mestre em Engenharia de Produção, pela UFF. É professora em cursos de MBA e pós-graduação, desde 2011, na ESPM-SP e FIAP. Especialista em tecnologias disruptivas, serviços digitais e marketing. Participa ativamente como mentora em redes e plataformas voltadas para apoiar mulheres.

Vanessa Cavalcanti – Iniciou sua trajetória profissional em um colégio técnico voltado a TI e desde então não parou de buscar conhecimentos. Responsável pela implantação de vários sistemas em grandes empresas de vários segmentos. Hoje, com mais de 20 anos de carreira, atua como gerente da área de TI da marca Ricardo Almeida.

 Sylvia Bellio –  CEO e Co-fundadora da itl.tech – empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. Primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Obvio.

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tatas outros fabricantes.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino dentro do universo da Tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.

Serviço:

Livro: TI de Salto: Volume II

Organizadora: Sylvia Bellio

Editora: Árvore Digital

Preço: R$ 60,00

Data de lançamento: 09/08/2022

Horário: 18h às 21h

Local: Av. Paulista, 509 – Bela Vista/SP