Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Alexandre de Moraes diz que sistema eleitoral é ‘orgulho nacional’ e critica ideias antidemocráticas em posse no TSE, por Rayssa Motta, Weslley Galzo e Iander Porcella/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Texto cita operação autorizada pelo Ministro Alexandre de Moraes contra empresários. Foto: Carlos Moura/STF

 

 

Ao tomar posse na noite desta terça-feira, 16, a menos de dois meses das eleições gerais, na presença de Bolsonaro, Lula e ex-presidentes, ministro prometeu uma gestão ‘humilde, serena, firme e transparente’ e foi longamente aplaudido ao ressaltar vigor do sistema eleitoral.

Na presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), de ex-presidentes da República e de candidatos na atual corrida pelo Palácio do Planalto, o ministro Alexandre de Moraes assumiu nesta terça-feira, 16, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um discurso em defesa do processo eleitoral e da democracia.

Moraes afirmou que a Constituição “não permite a propagação de discurso de ódio, de ideias contrárias à ordem constitucional e ao estado democrático” que visa à “instalação do arbítrio”.

“A cerimônia de hoje simboliza o respeito pelas instituições como único caminho de crescimento e fortalecimento da República e a força de democracia como único regime político onde todo poder emana do povo e deve ser exercido pelo bem do povo”, disse. “É tempo de respeito, defesa, fortalecimento e consagração da democracia.”

Leia mais em O Estado de São Paulo