A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) flagrou, nesta quarta-feira, 17, um veículo fazendo transporte clandestino. A ação foi realizada na escola Estadual de Ensino Fundamental Itamaraty, na av. Eng. Afonso Rodolfo Simch, 617, bairro Sarandi. O veículo foi recolhido ao depósito e o condutor, autuado pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, por estar transportando escolares sem possuir ou portar autorização. A irregularidade tem penalidade de multa de R$ 1.467,35, sete pontos na carteira, além da remoção do veículo.
A EPTC alerta para os riscos de transporte clandestino. “As crianças podem ser transportadas sem o cumprimento das regras de segurança, como o uso de cinto, por exemplo, por motoristas e veículos que não são cadastrados no sistema e não passam por vistorias”, destaca Adailton Maia, coordenador de Operações de Transporte da EPTC.
No site da EPTC é possível consultar prefixos e escolas cadastradas. Reclamações ou denúncias podem ser registradas pelo 118 ou pelo e-mail fiscalizacaoescolar@eptc.prefpoa.com.br.