Nesta quarta-feira, 17 de agosto, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRGS aprovou a realização do Concurso Vestibular para o ingresso em 2023 no mesmo formato adotado neste ano. Ficou definido que o exame será aplicado em dois dias consecutivos, 14 e 15 de janeiro (sábado e domingo), com 15 questões em cada prova de múltipla escolha.
A novidade do concurso é o aumento do número de vagas oferecidas, por conta da transformação do Bacharelado em Ciências Biológicas (BIOMAR) – ênfases em Biologia Marinha e Costeira e em Gestão Ambiental Marinha e Costeira – em curso de graduação de oferta permanente pela Universidade. A mudança decorre da Resolução nº. 066 do Conselho Universitário (Consun), de 30 de março deste ano. Vinculado ao Campus Litoral Norte, o BIOMAR dispõe de 40 vagas. Com isso, o Vestibular 2023 passará a oferecer um total de 4.008 vagas, sendo 1.073 pelo SISU.
Em maio, a Comissão Permanente de Seleção (Coperse) já havia divulgado a lista das leituras obrigatórias para a prova de Literatura e Língua Portuguesa do próximo concurso, na qual foram inseridas as obras: Lisístrata, de Aristófanes; Várias histórias, de Machado de Assis; A falência, de Júlia Lopes de Almeida; e Coral e outros poemas, de Sophia de Mello Breyner Andresen.