Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

General Santos Cruz deve chefiar missão de apuração dos fatos na Ucrânia; ONU News

Detalhes Notícia
Secretário-geral da ONU António Guterres disse que iniciativa ocorre a pedido dos governos da Ucrânia e da Rússia para investigar o que realmente ocorreu no Centro de Detenção de Olenivka, em 29 de julho, após uma explosão matar dezenas de prisioneiros de guerra. General brasileiro já comandou duas missões de paz das Nações Unidas. Sylvain Liechti

 

 

O general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz foi escolhido pelas Nações Unidas para liderar uma missão de apuração dos fatos na Ucrânia.

O anúncio do nome do brasileiro Santos Cruz foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, durante uma conversa com jornalistas ao lado do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, na cidade de Lviv, nesta quinta-feira.

Guterres quer acesso para a Cruz Vermelha ao local

De Brasília, Santos Cruz disse à ONU News que se sentiu muito honrado por ter seu nome considerado por Guterres.

“Eu tomei conhecimento agora de que o secretário-geral da ONU considerou o meu nome para cumprir uma tarefa na Ucrânia. Eu fico muito honrado e tenho a certeza de que os companheiros que irão também ser selecionados pelas Nações Unidas são pessoas da mais alta qualidade, e isso é uma grande garantia para o nosso trabalho, para que possamos ter um resultado positivo sobre o assunto que vai ser tratado.”

O general brasileiro já comandou duas missões de paz das Nações Unidas, a Minustah, no Haiti, e a Monusco, na República Democrática do Congo, na África.

Leia mais em ONU News