Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

'Visitar a Europa é um privilégio, não um direito humano': os países da UE que estão fechando as portas para turistas russos; BBC

Detalhes Notícia
Primeiras-ministras da Finlândia, Sanna Marin (à direita), e da Estônia, Kaja Kallas (à esquerda), estão promovendo veto a turistas russos CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

Quase seis meses após o início da invasão da Ucrânia ordenada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, as portas de alguns países da União Europeia (UE) começam a se fechar para os cidadãos russos.

Os governos da Estônia e da Finlândia estão liderando uma iniciativa que busca impedir o acesso de turistas russos ao espaço Schengen de livre circulação, que inclui 22 países membros da União Europeia, além da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

“Não é correto que os cidadãos russos possam viajar, entrar no espaço Schengen europeu, ser turistas, ver as paisagens, enquanto a Rússia está matando pessoas na Ucrânia. Isso está errado”, disse na terça-feira (16/08) a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, durante uma entrevista coletiva em Oslo, capital da Noruega.

Leia mais em BBC