Porto Alegre, quarta, 01 de maio de 2024
img

Erechim recebe equipamento inédito no RS para recém-nascidos; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Berço especial é usado para bebês que nascem com oxigenação baixa e ajuda a evitar possíveis sequelas /PREFEITURA DE ERECHIM/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim conseguiu, através de doação do Consórcio de Machadinho, que administra uma usina hidrelétrica na região, um berço especial para o tratamento de encefalopatia hipoxicoisquemica, que acontece quando os bebês nascem com oxigenação baixa e pode causar danos neurológicos irreversíveis. O equipamento é o primeiro da região Sul do País e agora está instalado na UTI Neonatal da casa de saúde de Erechim. O valor total do investimento através de doação foi de R$ 174.9 mil.

Conforme explica a médica responsável técnica pela UTI Neonatal, Silvia Regina Hoffmann, o equipamento é utilizado para aqueles bebês que não nascem bem, que necessitam de reanimação quando nasce e fica com algum problema do ponto de vista respiratório e do ponto de vista neurológico. “Essa situação pode, em algumas vezes, deixar o paciente em quadros de convulsão ou sequelas graves no decorrer da vida. O equipamento serve para fazer a hiportermia terapêutica, que mantém o bebê resfriado numa temperatura baixa, em torno de 33,3 graus centígrados por 72 horas e essa terapia protege o cérebro do recém-nascido”, explica a médica.

Leia mais no Jornal do Comércio