Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

TRE oficializa tempo dos candidatos no horário eleitoral gratuito do RS, por Felipe Nabinger/Correio do Povo

Detalhes Notícia
Tribunal realizou sorteio da ordem dos primeiros programas e distribuiu as inserções partidárias. TRE-RS divulgou tempos e sorteou ordem dos candidatos para o horário eleitoral. | Foto: TRE/RS / Divulgação / CP memória

 

 

A uma semana do início da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) realizou nesta sexta-feira reunião com representantes partidários e emissoras para oficializar tempos e ordem inicial de aparição dos candidatos. Para o governo do Estado, Eduardo Leite (PSDB) terá a maior minutagem, com três minutos e 44 segundos, muito por conta do apoio do União Brasil na coligação.

O tempo é dividido 90% levando em conta o tamanho das legendas e 10% distribuído de forma igual entre os candidatos com representação na Câmara dos Deputados. Como a maior parte do cálculo é feito com base no número de deputados federais eleitos na eleição passada e sendo a fusão do Dem e PSL a sigla com maior representação, esse apoio rendeu ao ex-governador cerca de um minuto e meio a mais.

Edegar Pretto (PT), com um minuto e 33 segundos, e Onyx Lorenzoni (PL), tendo um minutos e 31 segundos, juntos não chegam ao tempo do tucano. Os três candidatos que têm os maiores números de siglas coligadas, aliás, somam praticamente metade dos dez minutos destinados ao cargo no Piratini. Os outros cinco candidatos com direito ao espaço terão, cada, menos de um minuto para passar sua mensagem ao eleitor.

Leia mais no Correio do Povo