Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

"Noites Alienígenas" é consagrado como Melhor Filme Brasileiro no Festival de Cinema de Gramado, por Adriana Androvandi/Correio do Povo

Detalhes Notícia
"Fantasma Neon" venceu como melhor curta-metragem brasileiro, "9" como longa estrangeiro, "5 Casas" como longa gaúcho e "Um par para chamar de meu" triunfou na categoria documentário. Filme do Acre foi o vencedor da principal categoria | Foto: Adriana Androvandi / Especial CP

 

 

O 50° Festival de Cinema de Gramado teve sua cerimônia de premiação realizada na noite deste sábado e consagrou “Noites Alienígenas” como grande vencedor da categoria melhor longa-metragem brasileiro. A célebre noite do cinema nacional também reconheceu “9” como melhor longa-metragem estrangeiro, “5 Casas” o melhor longa-metragem gaúcho, “Fantasma Neon” o melhor curta-metragem brasileiro e “Um par para chamar de meu” o melhor documentário.

Com o retorno do público após dois anos de restrições da pandemia, o Palácio dos Festivais em Gramado viu suas sessões lotadas ao longo de toda a semana. Neste ano, para obter os tíquetes de entrada os interessados deviam levar 2 quilos de alimento não perecível na bilheteria, localizada na Sociedade Recreio Gramadense. Isso resultou em cinemas cheios e na arrecadação de 5,5 toneladas de alimentos, que serão doados.

Após mais uma edição de sucesso, o 51° Festival de Cinema de Gramado já tem data para acontecer: de 11 a 19 de agosto de 2023. Em coletiva, Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, destacou a emblemática marca de 50 anos do festival. “Chegamos nesta edição com certa maturidade”, disse ela, ressaltando o apoio dos patrocinadores. Ela também destacou que o Cine Embaixador, onde ocorrem as sessões de cinema, é uma propriedade privada e que o festival precisa pagar aluguel para usá-lo. A intenção atual é comprá-lo e já está em andamento um edital de compra”, pontuou.

Leia mais no Correio do Povo