Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Chama Crioula chega a Porto Alegre trazida de Canguçu por grupo de cavalarianos, por Luciane Medeiros/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
A chama, um dos maiores símbolos da cultura gaúcha, foi acesa na sede da 1ª Região Tradicionalista LUCIANE MEDEIROS/ESPECIAL/JC

 

 

A Chama Crioula foi acesa no final da tarde deste sábado (20) em Porto Alegre na 1ª Região do Movimento Tradicionalista (MTG), trazida de Canguçu por um grupo de 14 cavalarianos. A cavalgada teve início no sábado anterior (13), após a chama ser acesa na cidade do Sul do Estado. A partir de então, teve início a distribuição da chama para as 30 regiões tradicionalistas, marcando assim a abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul.

Esta foi a 73ª geração e distribuição da chama, um dos maiores símbolos da cultura gaúcha. A cerimônia de acendimento foi retomada com a presença de público, após os dois anos da pandemia.

Integraram o grupo de cavalarianos duas mulheres e o menino Thiago Bassani de Souza, que neste sábado completou 8 anos. Assim como os demais, Thiago percorreu diariamente os 25 km a cavalo no trajeto de Canguçu até a Capital, numa distância de cerca de 270 km.

Leia mais no Jornal do Comércio