Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Conheça os projetos econômicos dos presidenciáveis à frente nas pesquisas, por Rosana Hessel/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Correio fez um comparativo sobre as propostas dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas e, entre os principais temas, estão o combate à pobreza e a realização de uma reforma tributária no começo do mandato. As propostas analisadas são do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e da senadora Simone Tebet (MDB) - (crédito: Montagem/EM)

 

 

A campanha para as eleições deste ano começou no último dia 16, após o fim do prazo para o registro das candidaturas. Os programas dos candidatos foram protocolados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Correio analisou os principais destaques das propostas dos quatro candidatos mais bem colocados na corrida presidencial: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB). Todos possuem diretrizes para o combate à pobreza, que atinge mais de 30 milhões de brasileiros e à desigualdade social, mas ainda há dúvidas como as propostas ficam em pé.

Um consenso entre os representantes de três candidatos à eleição, por exemplo, é a necessidade de segurar a inflação e realizar uma reforma tributária ampla, de preferência, nos primeiros seis meses de 2023.

A proposta de Lula, que lidera as pesquisas, prevê a reconstrução do Bolsa Família, mais renovado e ampliado, a fim de garantir renda compatível com as atuais necessidades da população, “revertendo os desmontes do atual governo” no programa reconhecido internacionalmente.

Leia mais no Correio Braziliense