Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

Abrigo para pets? Cidade gaúcha atrai moradores de rua ao acolher também seus animais, por Renata Okumura/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
'Sem eles, fica mais difícil de a gente vir', afirma Gilson Lima, que frequenta o local em Canoas; em São Paulo, Prefeitura disponibiliza 121 vagas para os animais de sem-teto. Município do Rio Grande do Sul acolhe moradores em situação de rua e animais de estimação Foto: Acolhida do Bem/ Guilherme Pereira

 

 

A impossibilidade de levar seus animais de estimação costuma fazer com que muitos moradores em situação de rua não aceitem dormir em abrigos municipais, mesmo diante de noites frias de inverno. Para reverter esta situação, a cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, decidiu aceitá-los com seus pets.

“Percebemos que oferecer acolhimento somente aos moradores em situação de rua não estava sendo suficiente para atraí-los para o abrigo. Isso porque há uma preocupação extrema por parte deles em relação aos seus animais de estimação”, disse a secretária adjunta da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea), Fabiane Borba.

Prestes a completar dois meses, a iniciativa Acolhida do Bem já realizou cerca de 3.781 atendimentos. No local, todos são abrigados do frio e recebem alimentação e têm acesso a serviços assistenciais. A acolhida acontece diariamente no ginásio do Colégio São Paulo, cedido pela Fundação LaSalle para esta edição.

Leia mais em O Estado de São Paulo