Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Rodi Pedro Borghetti é Cidadão de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Bins Ely e Rodi Borghetti exibem o título do mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

 

 

O corretor de imóveis e advogado Rodi Pedro Borghetti é o mais novo Cidadão de Porto Alegre. O título, proposto pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), foi entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal.

Bins Ely falou sobre a influência de Borghetti dentro da cultura tradicionalista gaúcha e de como recebeu o título de embaixador honorário do Rio Grande do Sul, pelo seu esforço na disseminação da cultura gaúcha por todo o Estado e junto do sistema Cofe-Creci. O vereador citou sobre a ideia, junto de Borghetti, de fundar um Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) em 2017. Bins Ely ainda destacou o prêmio Colibri de Ouro, recebido por Borghetti. “Reconhecimento daqueles que foram pioneiros na profissão. No Rio Grande do Sul, apenas quatro gaúchos possuem este reconhecimento e um deles é o nosso homenageado.”

Borghetti agradeceu ao vereador Márcio Byns Eli pelo título e ressaltou seu carinho pela cidade de Porto Alegre. “Sempre gostei muito de Porto Alegre e invejava os porto-alegrenses por terem nascido aqui. Não tive a honra de ser de Porto Alegre, mas agora o vereador Bins Ely me deu esta oportunidade de ser Cidadão desta cidade”.

O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 3ª Região (CRECI), Naor Eduardo da Silva Lagoas, discursou sobre a carreira do tradicionalista, falando que Borghetti está imortalizado na história do Rio grande do Sul. “O que poucos sabem é que Rodi Pedro Borghetti se tornou um modelo de uma das estrofes cantadas e versadas do nosso hino rio-grandense. “Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra. Ele serve de modelo não só aos corretores de imóveis, não só aos gaúchos, mas de modelo à toda terra”.

História

Rodi Pedro Borghetti é uma grande representatividade dentro do movimento tradicionalista do estado. Com 89 anos, segue atuando frente à área jurídica do instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Nasceu na cidade de Flores da Cunha-RS. Em 1961, formou-se em direito na UFRGS. Na década de 1960 ingressou no 35 CTG, do qual é patrão atualmente, pela sétima vez desde 1967. Foi duas vezes presidente do MTG, diretor do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e criador da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha.

Com a fundação da DUX Lançamentos Imobiliários Ltda, em 1959, um escritório de advocacia de intermediação e lançamento de imóveis, Rodi entrou no mercado imobiliário. Foi eleito o primeiro presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 3ª Região (CRECI), tendo sido reeleito por oito vezes, de 1962 a 1970. Sua importância na história da profissão de corretor de imóveis no Rio Grande do Sul se deu pela busca de direitos e reconhecimento da atuação dos profissionais no mercado comercial e de imóveis, que tinha por objetivo valorizar e reconhecer a importância do profissional de intermediação imobiliária.