Porto Alegre, quinta, 09 de maio de 2024
img

Moraes manda PF identificar grupo 'Caçadores de Ratos do STF' no Telegram, por Luana Patriolino/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Grupo foi descoberto após perícia no celular de Ivan Rejane — preso por ameaçar os ministros da Corte. (crédito: Abdias Pinheiro/Secom/TSE)

 

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (22/8), que a Polícia Federal identifique os membros de um grupo do Telegram chamado “Caçadores de Ratos do STF”. A corporação tem até 15 dias para apresentar um relatório à Corte com os nomes dos responsáveis. Entre os participantes do grupo estava Ivan Rejane Fonte Boa Pinto — preso em julho, em Belo Horizonte (MG), por ameaçar os magistrados do STF.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo tinha 159 participantes. A Polícia também deverá analisar o teor das mensagens trocadas na plataforma. O material foi descoberto após a PF apreender o celular e o computador de Ivan Rejane.

A investigação apontou que ele participava de grupos e listas de transmissão nas quais interagia com outros apoiadores, tendo a “intenção de potencializar o compartilhamento dos vídeos, imagens e textos produzidos, na maioria das vezes, com conteúdo criminoso, proferindo ofensas, intimidações, ameaças e imputando fatos criminosos a ministros do STF e integrantes de partidos políticos à esquerda do espectro ideológico”.

Leia mais no Correio Braziliense