Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

'Desistência silenciosa': por que ideia de não ir além do necessário no trabalho viraliza nas redes, por The New York Times/O Globo

Detalhes Notícia
Termo suscita debates em plataformas como o TikTok. Para alguns, descreve gente que mentalmente desiste de seus empregos. Para outros, é apenas não aceitar trabalho adicional sem pagamento extra. 'Desistência silenciosa': por que ideia de não ir além do necessário no trabalho viraliza nas redesGosta de se fazer de planta no escritório? O conceito de 'desistência silenciosa' está cada vez mais presente nas empresas. Foto: Anthony Redpath – Getty Images

 

 

“Recentemente, aprendi sobre esse termo chamado quite quitting, ou “desistência silenciosa”, onde você não está desistindo do seu emprego, mas está abandonando a ideia de ir acima e além”. A afirmação foi feita por Zaiad Khan, um usuário do TikTok com mais de 10 mil seguidores, em uma voz suave, justaposta a um vídeo do metrô de Nova York na rede social. “Você ainda está cumprindo seus deveres, mas não está mais se submetendo à cultura de que o trabalho deve ser nossa vida.”

Clayton Farris, um usuário do TikTok com 48 mil seguidores que postou sobre a tendência dias depois, diz em seu vídeo: “Eu não me estresso e nem me rasgo inteiro por dentro”. A frase viralizou nos EUA e no mundo. A partir daí, chegou à grande imprensa.

“Se seus colegas de trabalho estão ‘desistindo silenciosamente’, aqui está o que isso significa”, dizia uma manchete em um artigo do Wall Street Journal em 12 de agosto. O britânico The Guardian escreveu: “Desistência silenciosa: por que fazer o mínimo no trabalho ganhou alcance global.

Leia mais em O Globo