Porto Alegre, quarta, 08 de maio de 2024
img

Porto Alegre: 'O desenvolvimento da personagem é o princípio de qualquer projeto audiovisual'. A professora e roteirista Lorenna Montenegro apresenta formação no Cine Capitólio

Detalhes Notícia

 

A base de sustentação, os elementos que formam o núcleo de um roteiro cinematográfico – seja de um projeto seriado ou de um filme – são o tema ou premissa, o conflito, o universo (e mundo comum), e especialmente a personagem. A personagem é o elemento fundamental de qualquer roteiro ficcional pois é através dela que a história progride, se constitui e outros elementos da narrativa se desenvolvem. Seja uma jornada transformativa, constituída no arquétipo do herói, da heroína ou da virgem, a história vai se complexificando e ganhando consistência dramática, além de atrair o público, que se conecta e se identifica com a personagem ficcional.

Para esmiuçar alguns aspectos da narratologia e dos estudos de estruturas e elementos de roteiro, a professora, roteirista e crítica de cinema Lorenna Montenegro estará em Porto Alegre ministrando o minicurso “Desenvolvimento de Personagens no Roteiro Audiovisual” nos dias 7 e 8 de setembro no Cine Capitólio. As inscrições podem ser feitas no site oficial e pelo Instagram até o dia 6 de setembro, com número limitado de vagas.

Professora da Academia Internacional de Cinema (AIC-SP), Lorenna também oferece cursos sobre construção de personagens, gênero e cinema e desenvolvimento de personagens femininas na escola Roteiraria, no MIS-SP e Centro Cultural b_Arco. Ela ressalta o quanto é importante estudar e exercitar a escrita de projetos de roteiro sem descuidar das pesquisas de personagens, incluindo no processo criativo paradigmas de roteiro mais voltados para personagem, como A Técnica da Casca de Noz de Jill Thompson ou mesmo as dicas que a autora K M Weiland compartilha em sua obra Construindo Arcos de Personagens: “gosto de compartilhar metodologias distintas sobre construção de personagens e estimular os participantes a preencher fichas dos personagens de suas histórias pensando também na
diversidade e no quanto pode acrescentar para a narrativa complexificar a construção
daqueles que irão vivê-la na ficção.”

O minicurso é voltado para roteiristas iniciantes, profissionais, que buscam reciclar seus  conhecimentos ou querem estudar mais sobre criação de personagens, além de profissionais de comunicação social e publicidade que utilizem storytelling como uma ferramenta na criação de conteúdos.

Serviço:
Minicurso “Desenvolvimento de Personagens Diversas no Roteiro Audiovisual”
Dias 7 e 8 de setembro, das 15 às 17h30 no Cine Capitólio.
Clique aqui para fazer a inscrição via plataforma Sympla