Um dos únicos serviços de reprodução assistida dentro de uma instituição hospitalar no Brasil, o Centro de Fertilidade e Reprodução Humana do Hospital Moinhos de Vento conquistou o Selo Gold. A acreditação é da Rede Latino Americana de Reprodução Assistida (Redlara 2022), entidade científica e educacional que agrupa mais de 90% das unidades que realizam a técnica na América Latina.
O chefe do Serviço de Fertilidade e Reprodução Assistida do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Pandolfi Passos, destaca que, além de qualificado quadro clínico, o Centro de Fertilidade conta com a mais moderna tecnologia, que garante a segurança e a perenidade do material biológico mantido no local. “Contamos com controle de ar, temperatura e gases durante 24h por dia, além da segurança onde ficam armazenados os materiais. Essas questões importam especialmente em relação aos embriões congelados e, sobretudo, aos gametas armazenados”, pontua o ginecologista.
Para a coordenadora do centro, Isabel Cristina Amaral de Almeida, a comodidade e a segurança proporcionadas são os grandes diferenciais, pois o atendimento é feito de forma integrada aos outros serviços disponibilizados pelo Hospital Moinhos de Vento. “Um centro dentro de um hospital é inovador no Brasil. A localização facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos, proporciona uma atenção multiprofissional e conectada com outros serviços médicos necessários e também garante a tranquilidade na guarda do material genético, que fica armazenado numa instituição tradicional, com 95 anos de história”, ressalta a médica. Ela acrescenta a estrutura e a tecnologia de ponta às vantagens oferecidas.
Para a conquista da certificação, o Hospital Moinhos de Vento passou por vistorias e avaliação de dados, envolvendo aspectos clínicos e laboratoriais da atuação e da estrutura, além da qualificação dos profissionais e a eficiência do centro.
O Centro de Fertilidade
Instalado no quinto andar do bloco B, na rua Tiradentes, 333, o centro conta com 270m² de área. São três consultórios, salas de exames de imagem, de cirurgia, dois boxes independentes de recuperação e três laboratórios — de reprodução assistida, de processamento de sêmen e de criopreservação.