O advogado Gabriel Magadan está lançando o livro ‘O direito autoral da obra literária’ (Lumen Juris, 140 p). Doutor em Direito pela UFRGS e Mestre pela Università di Roma ‘Tor Vergata, o autor esteve até recentemente como pesquisador visitante na Universidade de Oxford. A publicação, fruto da sua experiência profissional na área autoral, faz um recorte do tema para tratar especificamente da obra literária e suas peculiaridades.
Ilustrado com referências de casos concretos, alguns bastante controversos como o que envolve as biografias, o livro traz novidades que aproximam o universo literário às tecnologias despontantes, blockchain e NFT. Levanta, ainda, questões sobre o presente e o futuro da escrita, livro impresso – irá acabar? -, e.books, creative commons.
Direcionado ao público de estudantes e profissionais de Direito, Magadan diz que o trabalho deve interessar também aos editores em geral, e aos autores de primeira viagem, aqueles que iniciam a carreira literária e que têm dúvidas sobre os seus direitos e obrigações.
Magadan, que já trabalhou com o sociólogo italiano Domenico De Masi, em Roma, diz que se preocupou em escrever um livro fluído sobre Direito, sem perder de vista o que acontece no dia a dia dos tribunais e na vida dos autores.
Clique aqui para comprar a obra de Gabriel Magadan no site da Editora