Porto Alegre, domingo, 28 de abril de 2024
img

Celebrado no Ocidente pelo fim da URSS, Gorbatchev é detestado na Rússia pelo mesmo motivo; da RFI

Detalhes Notícia
Mikhail Gorbatchev em Moscou, em 7 de novembro de 1989. O último líder soviético morreu na terça-feira, 30 de agosto de 2022. AP - Boris Yurchenko

 

 

Mikhail Gorbachev morreu nesta terça-feira (30), aos 91 anos, de uma “doença grave e longa”, confirmou o Hospital Central onde o ex-líder russo estava sendo tratado. Sua morte ocorre em meio à ofensiva do atual presidente russo, Vladimir Putin na Ucrânia, denunciada no Ocidente como um ressurgimento do imperialismo russo. A imprensa francesa desta quarta-feira (31) repercute a morte de Gorbatchev, o último dirigente soviético e uma das principais figuras políticas do século XX.

O reformador da União Soviética morreu em Moscou. “Ele foi um dos artífices do fim da guerra fria e morre em pleno conflito na Ucrânia”, diz a matéria do Le Parisien.

Com sua política de “perestroika”, ele tentou modernizar um país paralisado, analisa o Libération. “Coqueluche entre os ocidentais”, prêmio Nobel da Paz em 1990, ele assistiu, após a queda do muro de Berlim, ao desmoronamento do sistema comunista, diz o jornal que destaca que o líder é visto de maneiras opostas pelos países ocidentais e na Rússia.

Leia mais em RFI