Um dos momentos mais tradicionais e aguardados da Expointer, o Desfile dos Grandes Campeões ocorreu na manhã desta sexta-feira (2/9), na Pista Central do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Da tribuna de honra, o presidente Jair Bolsonaro, o governador Ranolfo Vieira Júnior, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, Domingos Velho Lopes, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, além dos líderes das entidades copromotoras da feira acompanharam a apresentação dos animais mais bem avaliados. O público acompanhou com entusiasmo o desfile dos 140 animais de 84 raças.
O governador fez uma saudação especial às pessoas que contribuem para a Expointer reunir o Rio Grande: “Quero me dirigir à verdadeiras autoridades da Expointer, que estão no anonimato atrás das porteiras, nos galpões, nos armazéns, nos silos, nos caminhões, nos laboratórios, em diversos ramos industriais, no comércio, nos serviços. Estão no imenso público gaúcho, nacional e internacional que vem ao Parque Assis Brasil. Trago a saudação de todos nós aqui ao homem e à mulher do campo”.
Em seu pronunciamento, o presidente Bolsonaro agradeceu “ao agro e todos aqui, pela segurança alimentar do nosso Brasil”.
Os animais vencedores dos campeonatos disputados ao longo da semana são um retrato da excelência genética da pecuária desenvolvida no Brasil. Neste ano, foram inscritos 6.378 animais, somando os 5.093 animais de argola (que participam dos julgamentos) e os 1.285 animais rústicos (que participam de provas e leilões). Ao todo, esta edição contou com a presença de 861 criadores de animais.
Ao avaliar a importância da Expointer, o governador afirmou que a estimativa de negócios encaminhados nesta edição supera R$ 3,5 bilhões, refletindo sinais do mercado. “O momento é favorável para as empresas de todos os portes, das pequenas às médias e grandes. A Expointer é uma festa plural, de uma economia diversificada e com oportunidades para todos, incluindo desde um grande conglomerado empresarial ao pequeno agricultor familiar. Não há retrato mais belo e atual do Rio Grande do Sul do que esse”, disse Ranolfo.
Depois de dois anos atípicos em função da pandemia da covid-19, os números registrados até agora na Expointer 2022 mostram que esta é uma edição marcada pelo sentimento de retomada. Até o fim da manhã desta sexta-feira, cerca de 500 mil visitantes já haviam passado pelo Parque de Exposições Assis Brasil. No Pavilhão da Agricultura Familiar, as vendas já superam R$ 3,7 milhões. Os resultados obtidos com os negócios de animais e de máquinas serão divulgadas no próximo domingo, último dia do evento.
O secretário da Agricultura celebrou os resultados e o desfile desta sexta-feira. “O desfile dos campeões demonstra toda a pujança da genética gaúcha no sistema criatório. Estamos muito felizes com os resultados desta Expointer e com a certeza de que bateremos todos os recordes nestes últimos três dias”, disse Lopes.