Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Detalhes Notícia

 

 

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.

 

Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, assume o trono de rei do Reino Unido e de outros países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.

Elizabeth II do Reino Unido, ao longo de seu extenso reinado, governou sobre um total de 32 nações independentes desde sua ascensão ao trono em 1952. Na condição de Rainha do Reino Unido (incluindo os Territórios Ultramarinos Britânicos), Elizabeth II é também monarca da Ilha de Man, Guernsey e Jersey – e, como Rainha da Nova Zelândia, é monarca de dois Estados associados – Ilhas Cook e Niue – desde que ambos adquiriram este status em 1965 e 1974, respectivamente.

Atualmente, Elizabeth II era a monarca dos países que constituem os reinos da Commonwealth, os quais são Antígua e Barbuda,  Austrália, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Reino Unido e Tuvalu.

Elizabeth II foi coroada rainha da Inglaterra aos 25 anos de idade, no dia 2 de junho de 1953 na abadia de Westminster, em Londres. Sucedeu no trono a seu pai, o rei Jorge VI, falecido em fevereiro do ano anterior. Foi um acontecimento de repercussão mundial. A rainha Elizabeth II visitou o Brasil uma única vez. Foi em novembro de 1968 e aqui permaneceu, juntamente com o marido Duque de Edimburgo, durante 11 dias visitando Salvador, Recife, Brasília, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Niterói. Durante sua visita foi realizado em sua homenagem, um jogo amistoso no Maracanã entre as seleções do Rio e de São Paulo.

Após o jogo, ainda na tribuna de honra do Maracanã, Pelé foi apresentado à rainha pelo chefe do cerimonial do Palácio Guanabara Lael Soares…”alteza este é o jogador Pelé, mundialmente conhecido” e ela devolveu com simpatia…”Ah! eu sei”. E estendendo a mão completou…”Já o conheço de nome e me sinto feliz em cumprimenta-lo”. Quase 30 anos mais tarde, em 1997, a rainha Elizabeth concedeu a Pelé o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico. Nessa mesma viagem ao Brasil, no dia 09 de novembro de 1968 a rainha inaugurou o início das obras da ponte Rio-Niterói que seria concluída e entregue ao tráfego 5 anos e meio mais tarde, em março de 1974. Além da rainha, também seu filho, príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica esteve no Brasil, mais vezes que a mãe. A primeira visita foi em 1978, depois em 1991 ao lado da esposa, princesa Diana, novamente em 2002 e a última vez que esteve no Brasil foi em 2009 acompanhado da atual esposa, Camila.

O filho mais velho do príncipe Charles, William, é o segundo na linha de sucessão e o filho mais velho de William, príncipe George, é o terceiro.