Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Porto Alegre: Câmara divulga vencedores do 23º Salão de Artes Plásticas

Detalhes Notícia
Obras ficarão expostas até 7 de outubro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

 

 

O 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre foi aberto em cerimônia nesta terça-feira às 19 horas. Na solenidade, realizada no Plenário Otávio Rocha, também foram divulgados os artistas premiados. Das 309 obras inscritas, foram selecionadas 65, produzidas por 45 artistas. As obras selecionadas serão expostas entre os dias 8 de setembro e 7 de outubro em espaços na sede da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255).

Ao fazer a abertura do Salão, o presidente Idenir Cecchim (MDB) falou sobre a beleza das obras expostas na Câmara. Explicou sobre como a valorização da arte e da cultura é importante. “Tudo que é incentivo à cultura deve ser prestigiado”. O presidente acrescentou que o maior presente de 249 anos que a Câmara poderia receber foram as obras selecionadas e que agora serão expostas no Legislativo.

Os premiados

A artista vencedora com o Prêmio Aquisição foi Caroline Veilson, com a obra “Sombra #7”, desenho e costura sobre tecido. Os vencedores do Prêmio Incentivo à Criatividade foram os seguintes: Andréa Bracher, com a obra sem título da série João e Maria; Bruno Tamboreno, com a obra “Centro – Porto Alegre x Rio x Bagé”; Caroline Mello Weimer, com a obra “Canto”; Elenise Xisto, pelo conjunto da obra de pinturas; e Rgério Severo, com a obra sem título na técnica de carvão sobre tela. Também foram destacados com Menção Honrosa os artistas André Vieira, pelo trabalho de videoarte “Depois do Futuro”; Leandro Machado, com a obra “Vilões Vilões Violam Violentam Violas Violões”; Manoela Farias Nogueira, com a obra “Epigramas”; e Rose Osório, pelo conjunto da obra.

A escolha

Os portfólios e as obras foram submetidos à apreciação da Comissão de Seleção e Premiação de forma anônima, sendo que as obras premiadas somente serão reveladas na cerimônia de abertura do Salão no dia 6 de setembro de 2022. Para a seleção, a Comissão levou em consideração os seguintes critérios: originalidade; contemporaneidade; e adequação física e conceitual ao espaço expositivo.

A premiação

Serão concedidos os seguintes prêmios aos vencedores: um Prêmio Aquisição no valor de R$ 11.450,00; e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade no valor individual de R$ 3.180,00. Menções Honrosas poderão ser concedidas a critério da Comissão de Seleção e Premiação.

A Comissão

Claudia Paranhos – Mestre em artes visuais – arte contemporânea (UFPEL), licenciada e bacharel em artes visuais (UFRGS). Artista, professora, agente cultural e pesquisadora na área de artes visuais.

Ben Berardi – Licenciado em Ciências Sociais (UFRGS) tendo cursado o mestrado em Antropologia Social (UFRGS). Foi diretor do Centro Cultural Usina do Gasômetro e da Casa de Cultura Mario Quintana.

Niura Legramante – Doutora em História, Teoria e Crítica da Arte (UFRGS); Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora de História, Teoria e Crítica da Arte.