Porto Alegre, quinta, 09 de maio de 2024
img

Claudio Barreto Viana, criador do avião gaúcho, morre aos 90 anos, por Patrícia Comunello/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Viana foi um dos grandes nomes e precursor do desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O engenheiro aeronáutico e criador do avião gaúcho que chegou a ser exportado para o mundo, Claudio Barreto Viana, morreu aos 90 anos. Viana faleceu na madrugada dessa quinta-feira (8), no mesmo dia da morte da Rainha Elizabeth II e de outra personalidade gaúcha, o empresário Paulo Vellinho.

Viana havia sido internado na quarta-feira (7), após se sentir mal onde residia, em Novo Hamburgo. Segundo a filha do engenheiro, Maria Alice, ele faleceu no Hospital da Unimed, na cidade. A despedida foi no mesmo dia, no Crematório Ângelus, em Porto Alegre, na tarde dessa quinta-feira.

“Nosso guerreiro cansou e descansou. Um brinde a ele que adorava uma festa e se foi uns dias antes da sua festa de 91 anos”, postou a filha em seu Facebook, ao comunicar a partida do pai. O engenheiro completaria mais um ano em 11 de setembro.

“Ele estava contando os dias para fazer uma “borracheira” como ele dizia. Festa e bebida. Ele adorava comemorar os aniversários”, recorda Maria Alice. O engenheiro tinha mais um filho, Claudio Roberto, e três netos.

Leia mais no Jornal do Comércio