Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Instalação audiovisual “Quase-oração” é uma das obras da Bienal do Mercosul na CCMQ

Detalhes Notícia
Detalhe da Instalação 'Quase Oração' na Bienal do Mercosul 2022 . Foto: Kevin Nicolai

 

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) é um dos equipamentos da Secretaria da Cultura (Sedac) que recebe, entre os dias 15 de setembro e 20 de novembro, uma expressiva parcela da Bienal do Mercosul. Com obras expostas desde a Travessa dos Cataventos, passando pelos saguões, passarelas até a cúpula do Jardim Lutzenberger, a Bienal propõe ao público um percurso por espaços expositivos alternativos da CCMQ (Andradas, 736, Centro Histórico).

Projeções feitas em 2021. Foto: Kevin Nicolai

Uma das obras selecionadas pela curadoria da 13ª Bienal do Mercosul é a instalação audiovisual com o registro da performance duracional “Quase-oração”, ação realizada em 2021, com apoio da CCMQ, que consistia na contagem, número a número, das vítimas fatais da Covid-19 no Brasil. Durante as ativações da performance, nos meses de janeiro e junho, mais de duzentas pessoas participaram 24h por dia, em até 9 dias contínuos, da contagem de vidas perdidas, até atingir a trágica marca de 500 mil mortes no país. A performance, com duração total de mais de 500 horas, foi realizada em transmissões ao vivo pelo Instagram, acompanhadas por projeções nas paredes de prédios do Centro Histórico de Porto Alegre e de outras cidades brasileiras.

“Quase-oração” é uma ação artística de resposta diante da relativização da vida humana, vivenciada durante a maior crise sanitária enfrentada pelo país. A proposta se insere no tema “Trauma, Sonho e Fuga”, que norteia a edição deste ano da Bienal do Mercosul. “O som de cada número está no lugar de uma vida – irrepetível, irrecuperável – que se extinguiu. A enunciação de cada número é realizada como um cumprimento de um rito lento, longo, repetido e sistemático. Uma quase-oração de despedida por e daqueles que deram seus últimos suspiros. Que a nós – sobreviventes inquietos e perturbados pela ameaça ou iminência da perda – o som dessa contagem persiga de forma incômoda e insistente, porque a contagem, assim como a ferida, ainda está em aberto”, diz o texto que embasou a ação performática.

A instalação com o registro audiovisual da performance “Quase-oração” convida a uma experimentação auditiva e visual como registro da contagem. Ao adentrar um pequeno túnel, o público se depara em vídeo com os participantes da performance executando a contagem enquanto ouve as vozes sobrepostas. “Quase-oração” permanece aberta à visitação até 20 de novembro na Sala Maria Dinorah, no 5º andar da CCMQ.

 

Instalação “Quase-oração” na 13ª Bienal do Mercosul

Quando: 16 de setembro a 20 de novembro

Onde: Sala Maria Dinorah, 5º andar da CCMQ (Andradas, 736 – Centro Histórico)

Visitação: de terça a domingo, das 10h às 19h – entrada franca