Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

Candiota vai sediar o maior parque fotovoltaico do Sul do brasil; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Termo de Permissão foi assinado para viabilizar instalação do complexo EVAIR DE LOPES/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Com investimentos que podem chegar a R$ 300 milhões, a empresa Uranio Group Energia irá instalar em Candiota o que pretende ser o maior parque fotovoltaico da região Sul do Brasil. O projeto será totalmente financiado com recursos privados e as obras poderão iniciar no primeiro semestre de 2023, gerando em um primeiro momento 5 MW, e logo após lotes com capacidade de aproximadamente 20 MW, podendo atingir de 80 MW até 100 MW (cerca de 2,5% da demanda média de energia do Rio Grande do Sul).

O Termo de Permissão assinado na quinta-feira (15), na sede da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em Porto Alegre, foi o primeiro passo para as futuras instalações que ainda necessitarão de diversos estudos ambientais e de viabilidade para sua implementação. O parque será instalado em áreas da companhia, em Candiota, que irá ceder a utilização da área por 25 anos, obtendo como contrapartida o valor de 1,2% do faturamento bruto mensal da usina. Após esse período as instalações ficarão para a CRM.

“Candiota está se tornando um importante polo gerador de energia com matrizes diversas gerando quase 10% da produção gaúcha, trazendo desenvolvimento e renda para a região”, afirmou o presidente da CRM, Melvis Barrios Junior. De acordo com o prefeito Luiz Carlos Folador, Candiota vai se consolidando como a cidade que mais gera energia elétrica para o Estado. “O desfecho desse feito passou por uma longa caminhada. A prefeitura de Candiota auxiliou tanto no ponto de visto técnico, como político para que chegássemos a este importante momento”, ressaltou.

Leia mais no Jornal do Comércio