Porto Alegre, sábado, 18 de maio de 2024
img

TSE acolheu 12 dos 15 pedidos da Defesa para as eleições de 2022, por Ana Flávia Castro/Metrópoles

Detalhes Notícia
Militares conseguiram emplacar maioria das sugestões feitas para o processo eleitoral. Só uma foi descartada completamente. Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

 

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou na última semana, em formato de projeto-piloto, a sugestão das Forças Armadas de realizar testes de integridade utilizando a biometria. Com a decisão, os militares emplacaram 12 das 15 sugestões feitas por meio do Ministério da Defesa, no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE), já para as eleições de 2022.

Em junho, o tribunal divulgou balanço em que apontava ter acolhido 10 das 15 propostas apresentadas pelas Forças Armadas, incluídas como entidades fiscalizadoras do pleito.

Outras quatro haviam ficado para análise posterior, das quais duas acabaram se concretizando, parcialmente, antes das datas previstas para os eleitores irem às urnas — em 2 e 30 de outubro, no primeiro e segundo turnos, respectivamente. Duas ficaram para estudo de viabilidade no próximo ciclo eleitoral. Apenas uma das sugestões foi descartada.

Leia mais em Metrópoles