Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

PIB do RS cai 3,5% no segundo trimestre de 2022; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Afetada pela estiagem, agropecuária foi a principal responsável pela baixa. Redução na produção de Soja foi de 54,3% | Foto: Foto: Eduardo Almeida/ Divulgação / CP Memória

 

 

A economia gaúcha registrou queda de 3,5% no segundo trimestre de 2022 em relação ao primeiro trimestre, na série com ajuste sazonal. Quando a comparação é feita com o segundo trimestre de 2021, os dados do Produto Interno Bruto (PIB) mostram uma retração de 11,5%. Nos dois casos, as taxas do Rio Grande do Sul ficaram abaixo do desempenho registrado no Brasil (+1,2% e + 3,2%, respectivamente). Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).

Afetado pela estiagem, o setor agropecuário apresentou queda de 38,3% no segundo trimestre em relação ao primeiro e de 65,6% quando comparado com o período de abril a junho de 2021, pior resultado para o setor desde o início da série histórica, em 2002. Destaca-se a redução na produção de Soja (-54,3%), Arroz (-31,6%) e Milho (-9,8%) no período. Já a Indústria obteve resultados acima dos do país nas duas bases de comparação e o setor de Serviços registrou desempenho acima do nacional quando comparado com o primeiro trimestre de 2022.

Leia mais no Correio do Povo