Uma montagem histórica do Ballet Vera Bublitz para comemorar os 25 anos Teatro do Sesi. O espetáculo Dom Quixote, com participação de bailarinos premiados e internacionais, como a solista do Royal Ballet, Isabella Gasparini, será apresentado no sábado, 24 de setembro, às 21h, e no domingo, 25 de setembro, às 16h.
Também estarão no palco o brasileiro Paulo Rodrigues, considerado um dos melhores do País na atualidade, Miguel Angel Klug, primeiro bailarino do Teatro Argentino de la Plata, e a também argentina Paloma Ramirez, solista internacional. Os ingressos para ambas as sessões, com preços que variam de R$ 25 a R$ 110, estão disponíveis no Sympla .
“É uma honra estar de volta ao Teatro do Sesi, neste momento tão especial, reapresentando Dom Quixote, que já esteve no mesmo espaço, em 2013. Dessa vez, preparamos uma montagem marcante com a inspiradora Isabella Gasparini, o premiado Paulo Rodrigues, os bailarinos que estão vindo da Argentina e nossos alunos, que brilham aqui e nos palcos internacionais”, orgulha-se Vera Bublitz, diretora da tradicional escola de dança do Estado, fundada em 1964.
Dom Quixote é um dos mais emblemáticos e aplaudidos ballets de repertório da história. O espetáculo, que envolve e levanta plateias, é composto por um ballet com prólogo e três atos, baseados em episódios retirados do romance de Miguel de Cervantes. Foi originalmente coreografado por Marius Petita, com música de Ludwig Minkus. Sua primeira apresentação foi realizada pelo Ballet Bolshoi, de Moscou, em 1869.
Para encenar a protagonista Kitri, a convidada especial é a bailarina Isabella Rodrigues, solista do Royal Ballet. Em sua trajetória, em uma das mais importantes companhias do mundo, estão participações em O Quebra-Nozes, A Bela Adormecida, Dom Quixote e O Lago dos Cisne, entre outros.
Ao lado de Isabella está o premiado Paulo Rodrigues, considerado um dos melhores bailarinos do Brasil da atualidade, que fará o papel do apaixonado barbeiro Basílio. Para compor o elenco, também foram convidados argentinos como Paloma Ramirez, que interpreta a personagem Mercedes, e Miguel Angel Klug, primeiro bailarino do Teatro Argentino de la Plata, que fará o papel de Espada. Além deles, um grupo de outros dez bailarinos argentinos virá a Porto Alegre para representar os toureiros. O espetáculo conta ainda com destaques do próprio Ballet Vera Bublitz, com bailarinos que só este ano já estiveram em grandes companhias dos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal.
Acessibilidade
Outro diferencial é que a apresentação que acontecerá no domingo, 25 de setembro, será acessível para diferentes públicos e contará com recursos de audiodescrição, uma faixa narrativa adicional para que pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia e idosos também possam acompanhar o evento.