Porto Alegre, domingo, 19 de maio de 2024
img

TSE mantém no ar Lulaflix, site contra Lula, mas proíbe Bolsonaro de impulsionar portal, por Mateus Vargas/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministra aponta irregularidade em impulsionar conteúdo negativo contra adversário e manda presidente declarar site. O ex-presidente Lula e o presidente Jair Bolsonaro - Danilo Verpa/Folhapress e Reprodução/@Flow Podcast no YouTube

 

 

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), decidiu nesta segunda-feira (19) manter no ar o site Lulaflix, registrado no CNPJ da campanha de Jair Bolsonaro (PL), que reúne conteúdos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na mesma decisão, a magistrada vetou o impulsionamento da página.

A pedido da coligação de Lula, Bucchianeri também mandou Bolsonaro declarar o domínio na lista de páginas oficiais de campanha no sistema do TSE.

Como revelou a Folha, a campanha de Bolsonaro criou, sem informar o tribunal, e impulsionou no Google a página contra o adversário, o que é vedado pela legislação eleitoral.

Bucchianeri citou na decisão que a Lei das Eleições só permite impulsionamentos que tenham “o fim de promover ou beneficiar candidatos ou suas agremiações”. Ou seja, a regra impede pagar para ampliar o alcance de propaganda negativa contra adversários.

Leia mais na Folha de São Paulo