Porto Alegre, terça, 07 de maio de 2024
img

Alemanha suspeita que vazamento foi causado por bombas, da Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Fontes de segurança alemãs acreditam que explosivos causaram danos em gasodutos no Mar Báltico, diz revista. Rússia nega envolvimento e acusa os Estados Unidos. Gás que vazou dos gasodutos Nord Stream causou agitação na superfície do marFoto: Danish Defence Command/AP/picture alliance

 

 

Autoridade de segurança da Alemanha suspeitam que os vazamentos nos gasodutos Nord Stream, no Mar Báltico, foram causados por bombas, segundo uma reportagem publicada pela revista alemã Der Spiegel nesta sexta-feira (30/09).

Fontes ouvidas pela revista afirmaram que os danos nos dutos são comparáveis aos causados por um explosivo com 500 quilos de TNT. Para essa conclusão, os especialistas analisaram dados medidos por diversas estações sísmicas pouco antes do início dos vazamentos.

Segundo a reportagem, essa análise reforça a hipótese de que apenas um agente estatal poderia estar envolvido no incidente. Até agora, o governo alemão tem evitado especular sobre as causas dos vazamentos e espera uma inspeção no local para se manifestar. A revista afirmou que uma inspeção com mergulhadores ou robôs para avaliar os danos pode ocorrer já neste fim de semana.

Leia mais em Deutsche Welle