Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Eleições 2022: alegria, frustração e alívio até a última atualização de votos no Rio Grande do Sul; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Corrida eleitoral, que culminou no segundo turno entre Onyx Lorenzoni e Leite, teve reviravolta na abertura da apuração e voto a voto na reta final. Onyx Lorenzoni e Eduardo Leite disputam o segundo turno ao governo do Rio Grande do Sul | Foto: Fabiano do Amaral e Mauro Schaefer

 

 

O domingo de eleições no Rio Grande do Sul foi emoções para os gaúchos desde a abertura das urnas, no final da tarde, até a última atualização por volta das 22h20min da noite. Especialmente na campanha para o governo estadual, o resultado surpreendeu logo na arrancada, quando o candidato do PL, Onyx Lorenzoni, apareceu na frente do ex-governador, Eduardo Leite, do PSDB, que vinha liderando a corrida eleitoral nas pesquisas.

As primeiras amostras trouxeram o ex-ministro de Jair Bolsonaro com larga vantagem na liderança e deixaram Leite próximo ao candidato Edegar Pretto, do PT. Conforme os dados avançavam, no entanto, era a frustração petista que se intensificava. Postulante ao Senado, Olívio Dutra, do PT, foi superado por Hamilton Mourão, do Republicanos. O ex-vice-presidente da República contabilizou 44,11% de votos (2.593.294) e deu a primeira amostra que a influência bolsonarista teria força no território gaúcho também neste ano.

Leia mais no Correio do Povo