Porto Alegre, domingo, 05 de maio de 2024
img

Brasilianistas admitem surpresa com resultado das eleições e avaliam estratégias, por Rodrigo Craveiro/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Para James Naylor Green, professor da Universidade Brown e historiador político, as pesquisas da Datafolha e do IPEC estavam corretas sobre o peso do petista Luiz Inácio Lula da Silva. James Green: "Se Lula ganhar, será muito difícil para ele governar" - (crédito: Fotos: Arquivo pessoal)

O historiador político James Naylor Green, professor da Universidade Brown (em Rhode Island) e discípulo do brasilianista Thomas Skidmore, afirmou ao Correio que as pesquisas da Datafolha e do IPEC estavam corretas sobre o peso do petista Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele chegou à margem de erro de 48%. O surpreendente é que o presidente Jair Bolsonaro ganhou 8 pontos a mais do que se esperava. Existe um setor da população, que apoia Bolsonaro e não se revela; eles mentem para os pesquisadores quando fazem as entrevistas. As projeções talvez estejam equivocadas, pois não temos informações exatas sobre quantas pessoas ganham um ou dois salários mínimos. Isso pode distorcer os resultados”, explicou.

Green crê que a eleição de ontem indica que o Brasil segue o caminho da polarização e da aliança de forças conservadoras neoliberais com os evangélicos e com a Igreja Católica. “Agora, eles estão muito fortes no Congresso. Se Lula ganhar as eleições, será muito difícil para ele governar”, avaliou. De acordo com o brasilianista, Lula tem capacidade de construir uma aliança com o MDB, de Simone Tebet. “O partido sempre tem a tendência de apoiar o lado vitorioso. Um setor do MDB o apoiava no Nordeste. No último debate da Globo, Tebet parecia ensaiar para ser ministra da Agricultura”, lembou.

Leia mais no Correio Braziliense