Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Festival reunirá 40 cafeterias para fomentar o segmento em Porto Alegre, por Isadora Jacoby/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
A segunda edição do Cafestival terá palestras, workshops, oficinas com 20 atrações da cena do café brasileiro. Guert Schinke criou o festival em 2019 para fortalecer o segmento Foto: CAFESTIVAL/DIVULGAÇÃO/JC

 

 

O Cafestival, evento que surgiu, em 2019, para fomentar o segmento do café especial em Porto Alegre, terá sua segunda edição em outubro em Porto Alegre. O festival reunirá 40 cafeterias da Capital e mais de 100 profissionais, entre baristas, mestres de torra e especialistas em empreendedorismo, para discutir o segmento.

Classificar o café como especial não é uma forma de falar sobre a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. A designação faz referência à uma classificação mundial do grão. Recebem o título os cafés que atingem uma pontuação acima de 80 segundo os critérios avaliados pela associação internacional SCA (Specialty Coffee Association).

À frente do movimento em Porto Alegre, Guert Schinke, da Baden Torrefação, idealizou o projeto ao lado de Tiago Valente, engenheiro agrônomo proprietário do Gingko Café, e Eurico Albrecht, do Café República. “Foi uma evolução natural. Percebemos que o público na cidade já adquiriu um certo conhecimento sobre o café especial e está interessado em saber mais, buscando informações nas cafeterias, com os baristas, o time da torra e nós, empreendedores. Assim, decidimos fazer um evento para levar esse conhecimento a público. Primeiro, em 2019, de forma experimental e mais dirigida às pessoas envolvidas com o café – e tivemos 900 pessoas em um dia de evento”, lembra Guert sobre o início do projeto que retoma suas atividades após a pandemia.

Leia mais no Jornal do Comércio