Porto Alegre, sábado, 04 de maio de 2024
img

Lula se alia a partidos e ex-presidentes, e Bolsonaro, com governadores; veja os apoios de cada candidato; O Globo

Detalhes Notícia
Tebet anunciou que vai apoiar o petista, e chefes do executivo estadual reeleitos anunciaram que vão trabalhar pela reeleição do candidato do PL. Lula e Helder Barbalho e Bolsonaro e Ibaneis Divulgação e Agência O Globo

 

 

A busca por apoios no segundo turno da eleição presidencial começou logo após a divulgação dos resultados das urnas e continua intensa durante a semana. Na quarta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o apoio da senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada no primeiro turno, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), além de outros tucanos históricos. Na terça-feira, o petista já havia recebido o apoio do PDT e, de forma tímida, do presidenciável derrotado do partido, Ciro Gomes, que ficou em quarto lugar. Já nesta quinta, foram somados aos políticos os economistas Edmar Bacha e Pedro Malan, que estão entre os criadores do Plano Real.

Já o presidente Jair Bolsonaro, depois de consolidar o apoio dos governadores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, os três maiores colégios eleitorais do país, avançou ontem para além do Sudeste na formação de um arco de máquinas estaduais aliadas. Anunciaram que vão atuar pela reeleição de Bolsonaro em suas bases os governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Os três foram reeleitos no primeiro turno. Bolsonaro espera ainda receber o aval do antecessor, o ex-presidente Michel Temer (MDB), até o fim da semana.

Leia mais em O Globo