Porto Alegre, sexta, 03 de maio de 2024
img

Projeto resgata brincadeiras tradicionais do Morro da Cruz, por Bárbara Lima/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Brincadeiras acontecem no Morro da Cruz e em outras comunidades periféricas de Porto Alegre CLOVIS MARQUES/ ARQUIVO/ DIVULGAÇÃO/JC

 

 

Em comemoração ao Dia das Crianças, 12 de outubro, a comunidade do Morro da Cruz recebe, neste domingo (9), das 9h30min até as 17h30min, a primeira edição do projeto Jogos das Antigas. A ideia da iniciativa é resgatar a infância e as brincadeiras que fizeram parte do cotidiano da comunidade do Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre, e de muitas crianças ao redor do mundo, nas últimas décadas. O endereço do evento é na rua 25 de Julho.

Segundo o historiador periférico e um dos idealizadores do projeto, Clóvis Marques, as brincadeiras também são para os adultos que viveram às décadas de 1980 e 1990 e hoje são da opinião de que os “jovens ficam só no celular”. Ele garante que, com o Jogos das Antigas, ao menos uma vez por ano, as crianças irão sair do celular. “Chega de só reclamar. Vamos pegar a criançada e brincar. Dentro das comunidades periféricas, sempre fomos muito felizes com pouco. As nossas brincadeiras mostram que não precisamos de muita coisa pra ser feliz e pra ter empatia um pelo outro”, ressalta.

“A criançada estava toda na rua, mal amanhecia o dia, já estava montada as ‘olimpíadas da quebrada’, pra todo lado que se olhava tinha atletas de todas as modalidades. Era pião, bafo de figurinha, pega-pega, esconde-esconde, carrinho de rolimã, bolinha de gude”, e ele ainda brinca: “eu até acho que foi a gente que criou o Mountain Bike se embretando pelo morro de monareta. Beisebol? Que nada! jogo de taco que é tri, amarelinha, também tinha pula corda e bambolê, mas as meninas competiam de igual pra igual em tudo, não tinha ruim”, relembra Marques.

Leia mais no Jornal do Comércio