O senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou projeto de lei que estabelece novas regras para a divulgação de pesquisas eleitorais no país, com objetivo de elevar a transparência e barrar manobras para induzir a decisão de voto. O texto impede que os resultados sejam divulgados pelos meios de comunicação no período de 15 dias que antecedem a votação e, também, obriga realizadores a detalharem locais e perguntas escolhidos e as respostas dos entrevistados junto com a divulgação da pesquisa. O descumprimento dos novos dispositivos implicaria em multas que variam de R$ 50 mil a R$ 200 mil.
De acordo com o senador, a intenção é permitir que interessados em analisar os resultados das pesquisas saibam onde houve entrevistas para verificar se o perfil demográfico da amostra pode gerar algum desvio na avaliação geral, considerando as preferências locais por determinado candidato. Ao explicitar questões formuladas, ele espera que meios de comunicação não façam interpretações enviesadas sobre números divulgados.
Por fim, o texto busca defender “a liberdade do voto e a igualdade de oportunidades entre candidatos” quando impende a manipulação de cenários.