Na mesma semana em que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Rio Grande do Sul teve uma redução de quase 14%, correspondente a R$ 377,60 a menos para os gaúchos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS), divulgou que policiais militares irão auxiliar na realização de provas práticas, a partir de outubro. A medida tem como objetivo desafogar a lista de espera para o exame.
Dentro da corporação da Brigada Militar, há um Centro de Formação de Condutores (CFC), o que exige também a presença de policiais que atuam ou já atuaram como examinadores na área de trânsito. A expectativa é que, ainda neste mês, esses profissionais comecem a atuação em todo RS, auxiliando também a população em geral.
Ao todo, serão mais de 42 examinadores destinados para Comissões Examinadoras de Trânsito que poderão ser volantes e/ou regionalizadas, para atender as especificidades de cada município ou região, a critério do Detran/RS.
Ainda este ano, em fevereiro, o número de pessoas aptas para realização de provas práticas no Estado era de 105.636. No decorrer dos meses, foram criadas algumas medidas para tentar solucionar o problema. Desde maio, o mutirão anunciado pelo governo do RS possibilitou que horário de atendimento fosse estendido, autorizando também horas extras para realização de exames aos finais de semana.
Leia mais no Jornal do Comércio