Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Sial Paris 2022: sustentabilidade é chave para conquistar mercado europeu

Detalhes Notícia

 

 

Mais de 100 empresários brasileiros participam em Paris, na França, deste sábado (15) até 19 de outubro, da Missão Comercial Sial Paris 2022. Parte desta comitiva, com mais de 50 integrantes gaúchos, é organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), e liderada pelo presidente da FIERGS e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS, Gilberto Porcello Petry. Este grupo se juntou a outro coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tendo à frente o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade.

Nesta sexta-feira, Robson Braga de Andrade abriu a reunião organizada para recepcionar a missão brasileira, no Hotel Hyatt Regency, em Paris. “Essa é uma das maiores delegações lideradas pela CNI para uma feira de alimentos. É importante que os nossos empresários estejam atualizados e preparados para atender às demandas do mercado europeu, que é muito exigente”, afirmou.

O grupo recebeu o especialista em mercados internacionais da VSV Euroglobal Ernani Augusto Ferreira Vidor, que apresentou o workshop “O mercado europeu de alimentos e bebidas: oportunidades para o Brasil”. Vidor trouxe o panorama de negócios com a Europa, principalmente com as cinco maiores economias do continente (Alemanha, França, Itália, Espanha e Países Baixos) e pontuou quais são os itens mais importados por esses países oferecidos pelo Brasil. Além disso, o especialista destacou a estratégia Farm to Fork (Da Fazenda ao Garfo, em tradução livre), muito usada pelos europeus desde 2020, que reúne um conjunto de metas e ações de estímulos a padrões sustentáveis na cadeia agroalimentar: plantio, colheita, criação de animais, transporte, comercialização, consumo. “As empresas têm que ser sustentáveis, ecologicamente corretas e prezar pelo bem-estar humano. Há uma crescente mundial no consumo de produtos naturais e de ingredientes mais saudáveis, principalmente após a pandemia. Mesmo com a rotina quase que normalizada, a tendência se manteve forte”, destacou o especialista.

Outra tendência são os alimentos Free From, que são “livres de” ingredientes como glúten, açúcar, lactose e geneticamente modificados (OGM). Segundo Vidor, a previsão de um crescimento de 8,7% por ano pela procura desses alimentos. Um dos motivos é o número grande de consumidores com a doença celíaca na Europa, abrindo oportunidades para o mercado de produtos sem glúten.

Até a próxima quarta-feira, a Missão Comercial Sial Paris 2022 promoverá visitas guiadas na SIAL Paris e em mercados referência na França, além de rodadas de negócios entre os empresários brasileiros e compradores internacionais.