Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
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Valores humanistas, sustentabilidade, emoções e bem-estar foram temas abordados durante o II Congresso Internacional de Inteligência Emocional

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Novos conhecimentos e atitudes nortearam as pautas do encontro. Congresso de Inteligência Emocional foi capitaneado por Brenda Giuriolo e Helena Brochado. Crédito divulgação congresso

 

 

O II Congresso Internacional de Inteligência Emocional, idealizado pelas empresas gaúchas BG Desenvolvimento Comportamental e Com Propósito, foi marcado na quinta-feira, dia 20 de outubro de 2022, pela profunda reflexão com abordagem nos novos dilemas organizacionais.

Durante todo o dia, palestrantes brasileiros e internacionais, defenderam ideias e exploraram contextos sociais em torno da inteligência emocional e práticas estabelecidas pelas organizações. Helena Águeda Marujo, professora da Universidade de Lisboa, foi um dos destaques do evento. Ela trouxe para o grupo, a importância da compaixão organizacional como estratégia na gestão de pessoas. Destacando ainda, a dimensão dos valores humanos como instrumento para atingir objetivos. Trabalhando isso junto a lideranças e equipes. “Precisamos entender as emoções como recursos que estão dentro e fora das organizações. Esse é o caminho para o sucesso“, enfatizou a professora.

Outro destaque do encontro foi a pauta que tratou da sustentabilidade e da nova economia. Nesse sentido a palestrante Cássia Messias, founder mind growth e membro do board da ZenKlub trouxe para o debate, a saúde emocional do ambiente de trabalho. Segunda ela apresentou, dados e pesquisas recentes mostram que a saúde mental é um dos pontos que mais precisam ser considerados hoje dentro das empresas, especialmente depois da pandemia. Que resultou em profundas marcas, problemas e dilemas. Tanto na vida das pessoas como na das organizações. “É preciso dialogar cada vez mais sobre as novas formas e iniciativas para alcançar resultados”, explicou a palestrante.

Balanço final

A II edição do Congresso Internacional de Inteligência Emocional, teve um balanço positivo em número de participantes, mas sobretudo pelo impacto dos conteúdos apresentados com alto engajamento e interatividade nas salas e entre os participantes. Além disso, a engenharia de inovação do layout e formato de apresentação na plataforma tecnologia Spatial Chat, permitiram que os recursos de vídeos e áudios tornassem a jornada de conhecimento digital leve e relevante. Durante os intervalos das apresentações, muita cultura com dança contemporânea, apresentando coreografias que buscavam traduzir o tema central do evento – Do Caos ao Equilíbrio: Como percorrer essa trajetória.

Brenda Giuriolo, palestrante e idealizadora da II edição do Congresso Internacional de Inteligência Emocional, destacou a interatividade e inovação de temas pertinentes ao eixo social e individual como ponto fundamental desta edição. “Para esse evento buscamos apresentar uma curadoria de conteúdos enriquecedores, além das fronteiras físicas. Estamos felizes por todo esse resultado conquistado”, avalia Brenda.

Para Helena Brochado, que também foi palestrante e idealizadora do congresso, a profundidade de dados e assuntos abordados serviram de reflexão para líderes e organizações. Segundo ela, há uma divisão de responsabilidades neste momento pós pandêmico, exigindo novos posicionamentos profissionais. “Modelos de gestão, lideranças e ações estratégicas, passam a ser pautadas pelo entendimento do real propósito das empresas e pela capacidade de identificar as emoções de pessoas também no ambiente organizacional”, concluiu.